domingo, 27 de dezembro de 2009

Micros do HCPM congelando?

Seu micro está "congelando" ou "travando"? Vou apresentar uma "receita de bolo" que desenvolvi e que resolve 90 % dos casos de "congelamentos" e "travamentos" dos micros.

O primeiro passo para resolver este problema é descobrir se o problema é de hardware ou de software (ou seja, descobrir o porque do micro estar travando!). Para descobrir isto, basta retirar o disco rígido do micro1 e instalá-lo no micro2 que não esteja "congelando". Se o micro2 passar a congelar, isto é sinal que o problema é de software: sistema operacional, drivers, programas e afins. Se tudo passar a funcionar maravilhosamente bem, o problema provavelmente é de hardware.

Congelamento por hardware

O congelamento por hardware pode ter várias causas. Verifique, por ordem de importância:

    * Ajuste incorreto de wait states no setup do micro
    * Configuração errada da placa-mãe do micro
    * Mau contato: limpe os módulos de memória e a placa de vídeo com uma borracha branca e os soquetes com uma escova de dentes velha embebida em álcool isopropílico.
    * Micro mal montado: verifique se a placa-mãe está bem firme no gabinete; se ela estiver balançando, trate de fixá-la melhor ao gabinete. Pode ser que alguma parte da placa-mãe esteja encostando, sem querer, ao gabinete do micro, ocasionando o "congelamento".
    * Módulos de memória com tempos de acesso diferentes misturados no mesmo micro: verifique se todos os módulos possuem o mesmo tempo de acesso.
    * Cabo do disco rígido (teste por substituição)
Ainda pode ser (por ordem de probabilidade, teste por substituição):

    * Fonte de alimentação com problemas
    * Processador defeituoso
    * Placa-mãe defeituosa
    * Placa de vídeo com problemas

Congelamento por software

Este caso é bem mais complicado. Antes de mais nada, passe um bom antivírus em seu disco rígido, através de um disquete de boot preparado em um micro limpo (com o comando FORMAT A:/S e copiando o antivírus para o disquete). Muitos vírus possuem função de "camuflagem" e se "escondem" dos programas antivírus quando o antivírus é executado com o vírus na memória. Ou seja, muito vírus podem estar na memória e o antivírus não "pegar" porque você carregou um sistema infectado.

Após ter certeza de que não se trata de vírus, você deve verificar quando o congelamento ocorre, se somente dentro de algum aplicativo ou em somente uma determinada tarefa ou aleatoriamente, independentemente da aplicação.

No primeiro caso, você pode experimentar reinstalar o programa, pois o mais provável é ele estar corrompido.

Já no segundo caso, pode ser:

    * Programas corrompidos carregados em memória: bastante comum de ocorrer. Experimente remover todos os programas que são carregados automaticamente pelo Windows. Isto pode ser feito na barra "Iniciar", "Configurações", "Barra de Tarefas". Remova todos os programas do grupo "Iniciar", na guia "Programas do menu Iniciar".
    * Problema com drivers: experimente entrar no Windows XP em modo de segurança. Se parar de "congelar", o mais provável é ser algum problema com um driver, em especial o driver de vídeo. Experimente (com o micro no modo de segurança) reinstalar os drivers de periféricos.
    * Sistema operacional corrompido: Experimente reinstalar o sistema operacional.

Não responsabilizo caso alguma coisa de errado
Entrar em contato imediatamento com o CPD - 2333-7667
Um grande abraço

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